NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

7 dE abril, 2016
engajamento nas redes sociais

10 estratégias para impulsionar seu engajamento nas redes sociais

Relacionamento de longo prazo com o público pode impactar diretamente os resultados da sua empresa

Não basta para uma marca simplesmente estar no Facebook, no Twitter ou no Instagram. É importante se esforçar para gerar engajamento nas redes sociais. No contexto atual, as empresas devem saber usar a comunicação de mão dupla que a internet proporciona e criar um relacionamento de longo prazo com o público.

E nós sabemos que promover a interação do cliente com a marca nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, listamos dez dicas para impulsionar o seu engajamento nas redes sociais. Confira:

1. Conheça o seu público-alvo

Para ter sucesso em qualquer estratégia de comunicação, uma empresa deve saber quem é o seu público-alvo. Além de informações como sexo, idade, profissão, grau de instrução, entre outras, ela deve saber detalhes a respeito do comportamento e da personalidade das pessoas.

Ao conhecer o universo do potencial cliente, a marca poderá usar elementos nos conteúdos e na linguagem que atendam aos seus interesses. Assim, as publicações se tornam úteis e relevantes para os seguidores, aumentando o engajamento nas redes sociais.

2. Esteja onde o seu público está

Ao conhecer o seu público-alvo, você entenderá quais são as redes sociais mais usadas por ele e qual o seu comportamento dentro de cada plataforma. Assim, você saberá também em quais canais a sua marca deve estar (afinal, você não precisa estar em todas as redes) e como ela deve se comunicar com essas pessoas para ganhar sua atenção.

Por exemplo, se você lida com um público adulto e profissional, talvez o LinkedIn seja uma boa opção, com postagens mais sóbrias. Mas, se o seu público é adolescente e descontraído, provavelmente o Instagram e o Twitter devem estar na sua estratégia, com postagens leves, divertidas e antenadas às tendências jovens.

3. Tenha uma estratégia ampla

A internet é um meio de comunicação dinâmico, que favorece o improviso e o fluxo contínuo de informações. Ainda assim, para ter êxito nas redes sociais, é preciso fazer um planejamento do conteúdo que será publicado. Quando se cria uma rotina e se tem processos, o material tende a ter mais qualidade.

Por exemplo: é necessário definir temas, abordagens, estilo de linguagem, formatos de postagem, entre outros cuidados. É bem verdade que é possível fazer muitos testes nas redes sociais até se encontrar a fórmula ideal para cada empresa, mas, de qualquer forma, é sempre importante planejar.

4. Personalize o conteúdo

O número de curtidas ou de seguidores ainda merece atenção, mas o engajamento por meio de comentários é uma métrica mais relevante para avaliar o desempenho da publicação. Para tanto, a proposta de conteúdo da marca deve ser original, bem como instigar o público a tomar uma ação.

Além disso, a comunicação da empresa deve ter um tom pessoal, como se um indivíduo falasse com outro — tanto que algumas marcas chegam a usar personagens para tornar a interação mais próxima.

5. Fuja da linguagem da publicidade tradicional

As redes sociais não são ambientes propícios para utilizar a linguagem da publicidade tradicional, que é focada nas vendas, na marca ou no produto e que não agrega valor às pessoas.

Ao invés disso, você deve oferecer conteúdos relevantes para o público, com uma linguagem mais leve e natural, como se fosse uma pessoa real publicando, com o objetivo de criar um relacionamento. Afinal, as redes sociais trouxeram para o marketing uma nova maneira de divulgar a sua empresa, por isso a abordagem também deve ser diferente.

6. Responda com agilidade e cordialidade

Como já mencionamos, não basta estar na internet. Se uma empresa tem perfis em redes sociais, será inevitável que um seguidor utilize esses canais para falar sobre a marca, esclarecer dúvidas, elogiar ou reclamar. Por isso, ao ingressar em uma rede social, esteja preparado para atender as diferentes demandas do consumidor.

Não deixe de responder às interações — inclusive, as negativas. Muitas vezes, com um atendimento rápido e gentil nas redes sociais, é possível desfazer uma percepção ruim do cliente em relação à marca.

7. Engajamento nas redes sociais: interaja com os usuários

Para gerar engajamento nas redes sociais, a sua empresa deve interagir com as pessoas. A marca deve produzir conteúdos que incentivem a participação do público, com postagens que gerem identificação e façam os usuários comentarem, compartilharem ou marcarem os amigos.

Além disso, também é importante responder a essas interações, mostrando que a sua marca valoriza a participação e a opinião dos seus clientes. Dessa forma, o relacionamento com os consumidores se fortalece, assim como a imagem da empresa.

8. Faça parte da comunidade

A interação com os usuários também pode acontecer dentro das comunidades que algumas redes sociais oferecem. No Facebook e no LinkedIn, por exemplo, existem grupos sobre os mais diversos assuntos.

Então, com o perfil pessoal dos colaboradores da empresa (como o gerente de marketing ou o analista de RH), você pode interagir com um público interessado no seu segmento, em um espaço focado no assunto. Uma empresa de TI, por exemplo, pode integrar grupos de debates sobre a área ou de divulgação de vagas de emprego.

9. Monitore as menções à sua marca

Nem sempre os usuários se comunicam diretamente com a sua marca para fazer elogios ou reclamações. Muitas vezes, os comentários aparecem em seus perfis pessoais, que ganham um alcance significativo em sua rede de contatos.

Por isso, é importante monitorá-las, especialmente no caso de reclamações. Ao identificar essas postagens, você pode responder os usuários e gerenciar possíveis crises de imagem.

Existem softwares (pagos ou gratuitos) para isso, que permitem monitorar as menções e respondê-las. Além disso, você pode classificá-las como neutras, positivas ou negativas para ter uma percepção de como está a reputação da sua marca na internet.

10. Mensure suas ações

Uma das maneiras mais eficientes de impulsionar suas ações nas redes sociais é avaliar o desempenho das publicações. Assim, você conseguirá identificar o que despertou mais interesse, gerou mais conversões ou atraiu mais visitantes (dependendo dos seus objetivos), e ajustar a estratégia futura.

Para isso, você deve primeiramente alinhar seus objetivos e metas e definir quais métricas indicarão se você alcançou o que queria. Por exemplo, se você tem um e-commerce e seu principal objetivo em determinado período é gerar vendas, é importante ficar de olho no número de conversões geradas com visitantes vindos das redes sociais.

Como sabemos, uma empresa deve estar onde seus potenciais clientes estão — dentro ou fora da internet. Por isso, não deixe de aproveitar o potencial das redes sociais para o seu negócio.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017