NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

7 dE abril, 2016
engajamento nas redes sociais

5 estratégias para impulsionar seu engajamento nas redes sociais

Relacionamento de longo prazo com o público pode impactar diretamente os resultados da sua empresa

Não basta para uma marca simplesmente estar no Facebook, no Twitter ou no Instagram. É importante se esforçar para gerar engajamento nas redes sociais. No contexto atual, as empresas devem saber usar a comunicação de mão dupla que a internet proporciona e criar um relacionamento de longo prazo com o público. E nós sabemos que promover a interação do cliente com a marca nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, listamos cinco dicas para impulsionar o seu engajamento nas redes sociais. Confira:

Conheça o seu público-alvo

Para ter sucesso em qualquer estratégia de comunicação, uma empresa deve saber quem é o seu público-alvo. Além de informações como sexo, idade, profissão, grau de instrução etc., a empresa deve saber detalhes a respeito do comportamento e da personalidade das pessoas que compõem esse público.

Ao conhecer o universo do potencial cliente, a marca poderá usar elementos que fazem parte desse ambiente e, assim, aumentar as chances de engajamento nas redes sociais.

Tenha uma estratégia ampla

A internet é um meio de comunicação dinâmico, que favorece o improviso e o fluxo contínuo de informações. Ainda assim, para ter êxito nas redes sociais, é preciso fazer um planejamento do conteúdo que será publicado. Quando se cria uma rotina e se tem processos, o material tende a ter mais qualidade.

Por exemplo: é necessário definir temas, abordagens, estilo de linguagem, formatos de postagem etc. É bem verdade que é possível fazer muitos testes nas redes sociais até se encontrar a fórmula ideal para cada empresa, mas, de qualquer forma, é sempre importante o planejamento.

Personalize o conteúdo

O número de curtidas ou de seguidores ainda é relevante como métrica nas redes sociais, mas o engajamento do público por meio de comentários é um fator que pode favorecer as vendas com mais eficiência. Para tanto, a proposta de conteúdo da marca deve ser original, bem como instigar o público a tomar uma ação.

Além disso, a comunicação da empresa deve ter um tom pessoal, como se um indivíduo falasse com outro — tanto que algumas marcas chegam a usar personagens para tornar a interação mais próxima.

Responda com cordialidade

Como já mencionamos, não basta estar na internet. Se uma empresa tem perfis em redes sociais, será normal um seguidor usar esses canais para discutir diferentes assuntos, de postagens a reclamações. Por isso, ao ingressar em uma rede social, esteja preparado para lidar com as diferentes demandas do público.

Não deixe de responder às interações — inclusive, as negativas. Muitas vezes, com um atendimento rápido e assertivo nas redes sociais, é possível desfazer uma percepção ruim do cliente em relação à marca.

Faça parte da comunidade

Para gerar engajamento nas redes sociais, a sua empresa deve fazer parte da comunidade dos seus clientes. Talvez você já tenha visto casos de consumidores que, de tão fãs da marca, sabem mais de produtos do que os próprios vendedores da empresa. Ciente dessa realidade, a marca deve ter conteúdos que interajam com esses usuários mais avançados.

Uma estratégia interessante é surpreender o público, seja com uma chamada de humor (se o segmento permitir, é claro), seja com o compartilhamento de uma postagem de um seguidor.

Como sabemos, uma empresa deve estar onde seus potenciais clientes estão — dentro ou fora da internet. Por isso, não deixe de aproveitar o potencial das mídias sociais para o seu negócio.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016
Blog

Estratégias de marketing digital: 4 mitos que você precisa esquecer

Fuja das armadilhas e monte uma estratégia de sucesso!...

22 dE novembro, 2016
Blog

Como a automação de marketing pode aumentar o ROI do meu negócio?

Saiba mais sobre a técnica que pode multiplicar seus resultados...

17 dE novembro, 2016
Blog

Como aumentar prospecção de clientes na internet

Acabe já com a ociosidade da sua equipe de vendas...

7 dE novembro, 2016
Blog

Inspire-se: Como uma pequena empresa de piscina virou líder de mercado durante a crise

Conheça um case de sucesso do marketing digital...

6 dE novembro, 2016
Blog

O que o Marketing Digital pode fazer por você?

Faça o nosso teste e descubra...

4 dE novembro, 2016
Blog

Como criar um relacionamento com prospects para torná-los clientes

Saiba como planejar um ciclo de compras...

3 dE novembro, 2016
Blog

Simulação de ROI e avaliação de investimento em marketing

Como calcular e interpretar os resultados do seu investimento...

2 dE novembro, 2016
Blog

Adwords X Conteúdo: qual é melhor opção para o seu negócio?

Os prós e os contras das formas de divulgar seu site ou blog...

1 dE novembro, 2016
Blog

Como preparar seu site para vender mais

Transforme o seu site em uma máquina de vendas...

25 dE outubro, 2016