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Adwords X Conteúdo: qual é melhor opção para o seu negócio?
Os prós e os contras das formas de divulgar seu site ou blog
A internet mudou a forma das empresas divulgarem suas marcas e serviços e tornou acessível para pequenas e médias empresas terem acesso direto a seus clientes e prospects. Mas, qual é a forma mais eficaz de divulgar seus produtos e serviços nos meios digitais? Fazer um trabalho de otimização de conteúdo (SEO) ou focar em campanhas de links patrocinados?
A resposta é: depende de qual o objetivo, prazo e quanto você quer gastar. Normalmente, resultados de curto prazo requerem investimento inicial em mídia paga para ajudar a atingir os objetivos de forma rápida. Enquanto isso, o trabalho de conteúdo orgânico vai sendo construído de forma consistente e perene.
Existem vários aspectos a serem considerados e vamos falar deles a seguir. A primeira coisa a ser dita é que mídia paga é espaço alugado, você tem enquanto possui dinheiro para manter. Quando a campanha ou o orçamento acabam, não fica nada.
Fazer uma campanha de links patrocinados é uma estratégia muito eficaz para fazer uma oferta, converter para uma promoção ou divulgar algum aspecto específico do seu negócio. Isso vai levar sua empresa para as primeiras posições, já que o Google apresenta os links patrocinados antes dos links de buscas orgânicas. No caso das mídias sociais, o processo é semelhante. Seu anúncio vai ser mostrado para o perfil de público que você definiu previamente.
O problema das campanhas pagas é que quando acaba o dinheiro, acaba a visibilidade. Funciona como uma cartão que você carrega com uma quantia determinada. Quando os anúncios vão sendo clicados (caso do Google) ou visualizados (redes sociais), o saldo vai sendo descontado do seu crédito. Quando acaba o saldo, a campanha é encerrada e você perde essa audiência. Aqui, você está alugando a mídia para aparecer.
Já a construção de audiência própria, aplicando técnicas de SEO no seu site, implica deixar seu canal próprio mais relevante para as buscas do internauta, o que leva a um melhor posicionamento nos resultados orgânicos, isto é, não pagos. Isso vai permitir que sua empresa construa seu próprio canal de comunicação, tenha uma marca forte na internet e conquiste e fidelize um público que pode comprar seus produtos e serviços. E canais próprios são permanentes e vão de fato lhe destacar no Google e outros mecanismos de busca.
Para atingir esse objetivo, publique conteúdo de qualidade no site ou blog da empresa e vá postando questões de extremo interesse de seu prospecte ou cliente. Crie nele o hábito de receber seu conteúdo com regularidade, gostar do que você oferece e aí sim ele vai criar uma relação de fidelidade e prazer em fazer negócio com você. Porque seu conteúdo leva informações valiosas para ele.
Se você ainda não tem uma audiência relevante e está começando a criar sua estratégia de conteúdo consistente na web, faça um bom planejamento de marketing digital e comece a publicar conteúdo que seja interessante para seu público-alvo e resolva problemas para os quais eles possam estar buscando solução. Junte a isso uma boa estruturação de SEO para que seu conteúdo comece a ser encontrado pelos buscadores. O problema aqui é que isso demora um tempo, o resultado não é imediato.
Enquanto isso não acontece (a indexação demora pelo menos seis meses a mostrar resultados), vá trazendo audiência através de mídia paga e tentando converter esses clientes para sua base.
Quando a sua curva de resultados orgânicos começar a subir, você pode reduzir seu investimento em campanhas. Quando o seu patamar de tráfego orgânico atingir o volume desejado, será possível abrir mão da mídia paga. A vantagem do investimento em conteúdo relevante é que quando a curva empina para cima, o crescimento é exponencial.
Mas isso não significa parar de investir. Mesmo depois de atingir uma ótima audiência própria, será necessário fazer SEO continuamente porque os resultados de buscas mudam todo o tempo. Seus concorrentes estão publicando conteúdo sempre, o volume de buscas é dinâmico e é preciso um trabalho constante de SEO para manter e garantir uma boa performance nas buscas. E usar o Google Adwords e anúncios e mídias sociais quando precisar dar uma turbinada nas vendas.
Quer nossa ajuda para montar sua estratégia de marketing digital? Fale aqui com nosso especialista que teremos prazer em ajudá-lo. Tem um caso para contar ou quer dividir uma experiência? Deixe aqui seu comentário que teremos prazer em conhecer.
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